Plano individual de intervenção clínica e ocupacional.
O Serviço residencial disponibiliza a todos os utentes um apoio sistemático na realização das tarefas diárias, apoio na sua higiene pessoal, tratamento de roupa, alimentação, actividades ocupacionais e actividades terapêuticas adequadas à situação clínica de cada um.
Para cada utente é desenvolvido um plano terapêutico e ocupacional adequado à sua situação física e psicológica. Como resultado de mais de 20 anos de experiência na promoção da saúde mental, a equipa da Cliapsi desenvolveu 4 programas diferenciados com uma duração variável de acordo as necessidades do utente e da sua família.
Programa de estabilização 2 a 6 meses
Programa de estabilização para as situações de crise ou fases agudas da doença psiquiátrica.
Programa de estimulação 3 a 12 meses
Programa de estimulação motora e psicológica para doenças neurodegenerativas ou patologias psiquiátricas.
Programa de apoio continuado > 12 meses
Residência permanente com planos de intervenção adequados a cada fase de desenvolvimento do utente.
Programa de cuidados continuados
A Cliapsi também realiza programas ocupacionais para permitir o repouso da família dos utentes. Estes programas são realizados de forma programada ao longo do ano e têm como objectivo proteger o equilíbrio da família e garantir a estabilidade do utente. A regularidade do programa é importante para desenvolver e promover a proximidade e familiaridade do utente com a equipa técnica e com a zona envolvente.